segunda-feira, 25 de maio de 2015

*~ Conhecendo a Wicca.

Bom... Como primeiro post decidi tratar do início, quando conhecemos a Wicca.
Esse é o primeiro passo, e se você está aqui, fico feliz em dizer que você já deu o primeiro passo.

Vamos começar com aquela perguntinha básica.
O que é a Wicca?


A resposta para essa pergunta ao mesmo tempo que é simples, também é complicada.

A wicca é considerada ainda por algumas pessoas como uma tradição da bruxaria e não uma religião propriamente dita.
Mas a wicca é uma religião neopagã, pois tem caráter ritualístico e sacerdotal.

Ao contrário dos que muitos pensão a wicca NÃO é uma seita, NÃO cultuamos o diabo (personificação do mal segundo os cristãos), NÃO sacrificamos animais, pessoas, nada.

O que realmente fazemos é utilizar de magia, com o princípio básico e essencial “Faça o que desejar, sem a ninguém prejudicar.”, isso significa que em sua maioria, nós bruxos, não fazemos mal a ninguém com ou sem a magia.
Nós cultuamos uma Deusa e um Deus, e nosso templo, nossa igreja é a natureza. Celebramos a vida.

Como posso fazer parte da Wicca?

Existem duas opções para você começar a trilhar seu caminho na wicca, um deles é através de um coven (grupo de bruxos) de uma determinada tradição, ou solitariamente.
Ai vai de cada um escolher qual o melhor caminho para si.

Maaas... Para se tornar um wiccano iniciado, não é simplesmente, "Oh vi Harry Potter e vou virar bruxo me iniciando na wicca", pera láa ein!!
Primeiramente a magia não é como mostram os filmes de fantasia, você não vai sair voando por ai numa vassoura.
Segundo: não é da noite para o dia que você se iniciara.
E terceiro: precisa ter maioridade.
Entendido isso, vamos lá.

Primeira e importantíssima dica: ESTUDE!! E nunca pare de estudar, sempre há algo novo para aprender.
O processo para tornar-se um sacerdote ou sacerdotisa depende de pessoa para pessoa, e depende também se fará isso solitariamente ou não. Se for por coven, cada um tem seu modo de preparar uma pessoa para a iniciação. Se for solitário cada pessoa deve estudar, se avaliar e se iniciar.

Mas antes de se iniciar é preciso passar por um período chamado dedicação, que varia de tradição para tradição, mas geralmente tem a duração de 1 ano e 1 dia, ou 1 ano e 1 mês (13 lunações).
Pra que serve esse período? Para estudarmos sobre magia, nos conhecer e conhecer a wicca, somente depois deste período é que cada um deve avaliar se isso realmente lhe faz bem e se é isso mesmo que quer para si, depois disso pode começar os preparativos para a iniciação.

Mas ainda antes da dedicação, recomenda-se que estude por pelo menos 3 meses sobre a religião e suas praticas para só ai realizar o rito de dedicação.

No que a Wicca acredita?

A wicca é uma religião que cultua duas divindades “principais”, uma feminina (a Deusa) e uma masculina (o Deus).
Acreditamos que tudo veio da Deusa e a ela tudo retornará.
A Deusa é representada pela Lua, e possui três faces, a donzela, mãe e anciã (crescente, cheia e minguante respectivamente), ou seja... A vida, o ciclo do nascimento, a plenitude e a morte.
O Deus é representado pelo Sol, e também possui suas faces.

Quais as comemorações que a Wicca realiza?

Assim como todas as religiões, realizamos rituais de comemoração, que são denominados Sabbats e Esbats.

Os Sabbats representam o ciclo do Deus Sol, que tem duração de um ano. Ele nasce no solstício de inverno, cresce, se apaixona, se casa, engravida sua amada, envelhece e morre, pra no final recomeçar. Este ciclo nós chamamos de Roda do Ano, um assunto um pouco extenso que devemos estudar e conhecer bem.

Os Esbats representam o ciclo da Deusa Lua, que tem duração de um mês aproximadamente. Ela passa por um período escuro (Lua Nova) e começa a desenvolver como donzela (Lua Crescente, logo atinge sua plenitude como mãe (Lua Cheia) e começa a envelhecer e se torna uma anciã (Lua Minguante). Muitas tradições comemoram apenas a plenitude, a Lua cheia, mas existem tradições que comemoram também outras faces da Lua, vai de cada um.

Para início de “conversa” a wicca é isso, há muita coisa para estudar e praticar, e com o tempo vamos crescer e evoluir, espero que tenham gostado desse post inicial e em breve começarei a tratar de assuntos específicos.



Beijos Bruxescos e Abençoados Sejam!! ;)


ASSISTA ao vídeo "O que é religião Wicca?" do canal aWicca TV


Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proibe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
By Trívia Luna