domingo, 6 de dezembro de 2015

* ~ Ritos de Passagem (Parte 3 - Réquiem).

Vamos dar início agora ao último dos três textos da série “Os ritos de passagem”.

Nós já falamos da apresentação (Wiccaning) e do casamento (Handfasting), dois ritos alegres, cheios de significados e simbologias. Mas o rito abordado hoje se trata de uma coisa bem diferente e um tanto “complexa”, vamos falar da despedida.


Na Wicca a cerimônia fúnebre é chamada de “Réquiem”, palavra que significa “repouso”.

Nós wiccanos encaramos a morte como um processo natural e sagrado, pois através dela voltamos ao útero da Grande Deusa Mãe. O corpo do falecido repousa na escuridão da terra e o espírito viaja para Summerland (em português conhecida também como a Terra do Verão), é la que o espírito rejuvenesce e tem seu momento de reflexão, para posteriormente reencarnar.

No rito de despedida wiccano, os entes homenageiam o falecido, lembrando de suas qualidades e feitos, além de fazerem preces aos Deuses pela sua paz.

Quanto ao destino do corpo, este varia de acordo com a tradição ou de acordo com a vontade do falecido, podendo ser enterrado ou cremado. Hoje há também a possibilidade do corpo ser enterrado dentro de uma capsula junto com sementes ou uma muda de planta, este é o método mais ecológico de enterrarmos os nossos falecidos, pois nosso corpo, naturalmente se torna adubo depois que falecemos, assim nós retornamos de onde viemos, e ainda ajudamos uma árvore a crescer com os nutrientes necessários.


As cerimônias fúnebres wiccanas devem culminar em risos e alegria, durante o Réquiem é realizado também um banquete, onde todos se reúnem para se despedir do falecido, para nós, assim como disse anteriormente, a morte é um processo natural e todos nós um dia iremos falecer, então nós festejamos e realizamos uma feliz despedida, para posteriormente ter um feliz reencontro.

Nós honramos nossos mortos, nossos ancestrais, somos gratos pela passagem de cada um na terra, e uma forma comum entre nós da religião Wicca, de homenageá-los é a confecção de um altar doméstico no Sabbath de Samhain. Neste altar contem fotos de nossos parentes e amigos que já faleceram, flores, velas, incensos, e oferendas, que geralmente são comidas, bebidas que o falecido gostava.

Espero que tenham gostado dessa pequena série, caso não tenha lido ainda nenhum dos textos anteriores é só clicar aqui (Wiccaning) ou aqui(Handfastig).

E caso surja alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Até breve. ;)




Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

2 comentários:

 
By Trívia Luna