sexta-feira, 22 de abril de 2016

* ~ Os misteriosos guardiões.

Muitos já ouviram falar sobre os guardiões das torres de observação, seja como grigoris, como os antigos ou ate mesmo como os reis dos elementos. Eles são parte essencial, para a maioria dos bruxos, do círculo mágico e o que se encontra com facilidade na internet e ate em livros sobre eles, são apenas as invocações. Mas... como surgiu o trabalho mágico com os guardiões? De onde eles vieram? Quem eles são?

É o que descobriremos neste post :)

A origem dos guardiões é um verdadeiro mistério, ninguém sabe ao certo como eles surgiram e de onde vieram, mas o registro mais antigo que temos conhecimento é datado da antiga Mesopotâmia, onde eram celebrados cultos estelares, posteriormente outros povos e culturas foram adicionando os antigos guardiões aos seus cultos.

Existem várias lendas sobre eles, uma delas diz que esses seres eram de uma raça muito antiga e que evoluiu de tal maneira, que passou para além de sua forma física e eram considerados deuses que guardavam os céus e a terra.

Nos cultos estelares os 4 guardiões são representados por 4 estrelas, Fomalhaut (Guardião do Norte), Regulus (Guardião do Sul), Aldebaram (Leste) e Antares (Oeste), essa representação data de 3000 anos a.e.c*. Mas em outras culturas eles recebem outros nomes, na magia elemental eles são os reis dos elementos (Gob, Djin, Paralda e Necksa), na tradição grega eles são os quatro ventos (Bóreas, Notus, Eurus e Zephyrus) e, por fim, na tradição enochiana eles são os arcanjos (Rafael, Gabriel, Miguel e Uriel).

Mas porque eles são associados a torres de observação?
Assim como citei no início deste texto, os guardiões também são conhecidos como grigoris, que significa “aqueles que assistem” ou “aqueles que guardam”, e as torres são associadas exatamente a isso, elas são pontos altos onde podemos observar quem vem e quem vai, e consequentemente nos preparar e nos proteger.

Na wicca, esses seres antigos são guardiões dos planos dimensionais, cada um deles é associado a uma direção e a um elemento, são protetores do círculo mágico e responsáveis por estabelecer uma área de energia especial. A classificação mais conhecida a cerca dos Guardiões e as direções é a que escrevo a seguir:

O Norte é regido pelo elemento Terra, associado ao Guardião Gob (Fomalhaut);

O Sul é regido pelo elemento Fogo, associado ao Guardião Djin (Regulus);

O Leste é regido pelo elemento Ar, associado ao Guardião Paralda (Aldebaran);

O Oeste é regido pelo elemento Água, associado ao Guardião Necksa (Antares);

Lembrando que isso não é uma regra, e sim a classificação mais utilizada pelos praticantes de magia, podem haver variações de acordo com a associação dos elementos e as direções.

Dentro do círculo cada um destes guardiões é chamado e recebido no espaço sagrado pela invocação, às vezes especificamente pelo nome, e outras vezes por uma saudação geral.
Incríveis e misteriosos, dignos de admiração, esses são os Guardiões das Torres de observação.

Espero que tenham gostado deste texto e caso surjam duvidas é só nos mandar um e-mail: trivialunawicca@gmail.com

Abençoados sejam todos e até o próximo post ;)

*a.e.c = Antes da Era Comum

Aviso: em breve explicarei melhor sobre o circulo mágico.




Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.


3 comentários:

  1. Arian parabéns sobre o texto dos guardiões amei minha irmã.Que venha mais estudos mágicos.Gratidão.bjsss.blessed be.

    ResponderExcluir

 
By Trívia Luna