terça-feira, 20 de setembro de 2016

* ~ A Fertilidade de Ostara

O equinócio de primavera está próximo, então já sabe né? Mais um lindo sabbat para celebrar <3

Para aqueles que celebram pelo sul, vem chegando Ostara (ou Alban Eilir) celebrado entre os dias 21, 22 e 23 de setembro.

Inicio da fase "clara" do ano, o primeiro dia da primavera, época de equilíbrio, as sementes começam a germinar pra tudo colorir.

É neste momento que o jovem Deus começa a alcançar sua maturidade, e a Deusa reluz o auge da sua vitalidade e beleza. 
Este sabbat está ligado a Deusa saxã da primavera Eostre, homenageada por vários símbolos, incluindo a lebre.

A atmosfera deste festival é marcada pela renovação, esperança e a regeneração. Acredita-se que essa seja uma ótima data para trabalhar a criatividade, e é neste dia que fertilizamos todos os nossos desejos dessa roda, por essa razão um dos costumes mais conhecidos de Ostara é desenhar e pintar nas cascas dos ovos, tudo aquilo que almejamos para nossas vidas. Ou também realizar a troca de ovos de chocolate entre familiares e amigos.

É bem costumeiro abençoar sementes neste sabbat e utilizar as cascas dos ovos como adubo para a nova plantinha.

As cores que melhor representam este sabbat são o verde, dourado, vermelho e amarelo. As ervas mais utilizadas são o cravo, jasmim, bétula, lírio, narciso, açafrão, violeta, alecrim e alfazema. Pedras e cristais que podem te ajudar na celebração são pedras como o olho de tigre, ágata, jaspe sanguíneo, ametista, jadeíta e o citrino.

Durante a celebração pode-se servir pães, bolos de frutas, ou até as próprias frutas da estação e as bebidas podem ser sucos ou vinho, mas, é claro, isso não é uma regra, é apenas uma sugestão para te ajudar a se preparar para este festival.


No altar você pode colocar os objetos e instrumentos que costuma usar, e para deixar com um toque de Ostara você pode acrescentar uma cesta de vime com os ovos pintados, penas, flores e folhagens.

Não passarei nenhum feitiço aqui, mas esta é a época perfeita para atrair harmonia, equilíbrio para todas as áreas de nossas vidas, recomeçar e fertilizar nossos pedidos.
Esta é uma data alegre e cheia de esperança, então durante o ritual se solte, dance, festeje, realize os feitiços que desejar, e depois se delicie com as coisas que preparou para o sabbat ;)

Feliz e abençoado Ostara a todos.

Quer entender melhor sobre a Roda do Ano? Clique aqui.

Para você que celebra pelo hemisfério norte, abençoado e feliz Mabon :D





Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

4 comentários:

 
By Trívia Luna