sábado, 17 de setembro de 2016

* ~ Todas as Bruxas são Wiccans

Como pode existir bruxos não wiccanos, sendo que a wicca é a bruxaria moderna?

Vamos esclarecer essa dúvida no post de hoje! :D

Me deparei com uma postagem no facebook dizendo que não existe bruxa não wiccana (ou wiccaniana, como você preferir) que celebra a roda do ano e os esbaths. E como eu NÃO me considero mais wiccana e continuo a celebrar a roda do ano e os esbaths vim aqui esclarecer o que pode ser a dúvida de muitas pessoas.

Pois bem... O que é a roda do ano? A celebração da natureza, das estações do ano e suas mudanças.
E o que são os esbaths? A celebração das fases da Lua.
A bruxaria em si celebra a natureza, sendo wicca ou não. A bruxaria existe desde os primórdios, a wicca é recente.

Ah mas a wicca é a bruxaria moderna, então toda bruxaria de hoje é wicca! Meu caro, não é não... rs
A wicca é uma religião criada por Gerald B. Gardner, e um wiccano é aquele que segue os preceitos dessa religião, que segue os dogmas, e passou pela iniciação.

Ainda nos dias de hoje existe a bruxaria tradicional, que resgata muito do que faziam antigamente (com algumas alterações, claro), ah e tem também e bruxaria natural, onde os seus adeptos podem muito bem escolher celebrar a roda do ano e os seus esbaths.

também não vou me esquecer das bruxas ecléticas que mesclam crenças, rituais, o que servir pra ela, ao seu culto, a sua vida religiosa.

Então resumindo: A wicca é uma religião, a bruxaria não. Todos os wiccanos são bruxos, mas nem todos os bruxos são wiccanos. ;)

Espero que tenham entendido que WICCA é apenas uma pequena (mas significativa) parcela da bruxaria e do paganismo.

Quanto a alguns bruxos tradicionais implicarem tanto com a wicca, eu lamento, mas não generalize ok? ;)


Abençoados sejam todos, e até o próximo post!!




Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

8 comentários:

  1. Minha irmã da arte adorei o texto eu tbm sou uma bruxa mais com tempo percebi que não sou wiccana e sim aquela bruxa desde daqueles tempos a.d.c.bem nos primórdios.A wicca ela me ajudou muito tbm.Acredito na bruxaria e magia.Bruxas existe bem antes.Têm livros que fala sobre isto.Adorei Arian Excelente o texto.Ficou bem claro.Blessed be.bjsss mágicos������

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Parabéns hermana..por compartir texto maravilhoso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão :)
      Fico muito feliz que tenha apreciado minhas palavras
      Abençoada seja!

      Excluir
  3. Realmente tu tens razão, a bruxaria é mais antiga que a Wicca que foi criada na década de 60 por Gerald B. Gardner. E a bruxaria, assim como o paganismo religioso, existem desde da idade da pedra.

    As primeiras imagens da Deusa -(estatuetas)- encontradas datam dos períodos do paleolítico e do neolítico. Símbolos do sagrado feminino também foram encontrados pela arqueologia e que datam destes períodos dos primórdios da raça humana. Então, a Wicca é mais uma religião reconstrucionista do antigo paganismo como muitas outras que hoje existem dentro do neopaganismo.

    A bruxaria e a magia, assim como os cultos sagrados à Deusa-Mãe e ao Deus-Pai são antigos, a Wicca não, esta é ainda bem jovem.

    ResponderExcluir

 
By Trívia Luna