segunda-feira, 1 de junho de 2015

* ~ Esbaths e a Lua Cheia

Olaaa... Amanha teremos Esbath, então tem tema melhor para o post de hoje? ;)

As celebrações na wicca acontecem durante o ano todo, como vimos no post anterior (ARoda do ano) os Sabbats são rituais direcionados ao Deus, e os Esbaths são rituais direcionados a Deusa.

Desde o princípio dos tempos a humanidade celebra a Lua e a reconhece como uma divindade, na maioria das vezes sendo uma divindade feminina.
Ate os dias de hoje essas celebrações são realizadas para honrar a lua, geralmente em sua plenitude (Lua Cheia).

A lua não possui apenas uma fase, e cada fase da Lua representa uma face da Deusa, crescente-donzela, cheia-mãe e minguante-anciã.

Mas e a Lua nova? O que representa?
É o seguinte... O período lunar se inicia logo após a Lua Negra (3 últimos dias da Lua Minguante), nesta fase é representado a transformação/morte da Deusa, logo depois surge a Lua Nova, o início de um novo ciclo que representa a inovação/nascimento da Deusa.
E assim a Deusa começa a crescer, e o ciclo continua.

Nossa, mas TENHO que comemorar todas as fases da Lua?
Não necessariamente, em várias tradições o Esbath só é comemorado nas Luas Cheias, em outras tradições além da cheia comemoram também a Lua Nova.

Cada fase possui várias correspondências, mas para este post não ficar muito comprido e “cansativo”, hoje falarei somente da Lua Cheia.

Nesta fase a Lua está em sua plenitude e é o momento que fortalecemos nossas capacidades mágicas. A Deusa acaba de se tornar a grande Senhora e Mãe de tudo e todos, é o momento que as vibrações aumentam, e nós festejamos sua magnitude.

Qualquer divindade poder ser celebrada nos Esbaths, mas cada um corresponde a aspectos das divindades, a Lua Cheia corresponde as Deusas triplas, vejamos alguns exemplos: Arianrhod, Athena, Freya e Isis.

É a fase ideal para trabalharmos com a conexão com os deuses, seus guias espirituais, com a prosperidade, criatividade, amor, maternidade, gratidão, energizar objetos, a energia é ótima para tudo que queremos fortalecer e expandir.

Como comemorar um Esbath?
Simples, siga seu coração. Não ha nada de difícil em comemora um Esbath, quer realizar um feitiço? Faça, aproveite a fase da Lua e procure buscar o que corresponde a ela, como criatividade, prosperidade.
Não tem nenhum feitiço ou ritual específico para realizar nesse dia? Não tem problema. Apenas agradeça por tudo que tens.
Ou você pode também energizar seus instrumentos mágicos com a luz do luar.

Não há uma única maneira de comemorar um Esbath, faça o que desejar (sem a ninguém prejudicar), festeje e no final não esqueça de agradecer. ;)

É isso gente, espero que tenham gostado. Abençoado Esbath para vocês!! <3

Beijos e mais beijos. ;*



Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

5 comentários:

  1. Oi. Adorei! Super fácil de entender com a forma simples que escreve. Por mim pode haver mais conteúdo ou o link pra ler mais partes desse tema pelo blog. Obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Layla de Assis, muito feliz que gostou!!
      E em breve postarei mais textos sobre Esbaths. :)

      Excluir
  2. Olá...Arian ,parabéns pelo texto...Continue nos informando... ♡♡♡

    ResponderExcluir

 
By Trívia Luna