quarta-feira, 28 de outubro de 2015

*~ Simbologia Celta.

Símbolos são cheios de mistério, significados cheios de magia. Para os celtas os símbolos eram como suas histórias, sagrados, e por conta disso eram passados de forma oral, em danças, músicas, dificilmente eram registrados com a escrita.

Mas com descobertas arqueológicas foi possível resgatar alguns de seus magníficos símbolos, abaixo explicarei um pouco sobre os principais (afinal são muitos rs).

O Triskle Celta
Um símbolo muito conhecido pelos amantes da cultura celta. Aparece em muitos dos artefatos encontrados. Este símbolo representa o triplo (número 3 sagrado para os celtas), os três reinos (Céu, Terra Média e Submundo), as 3 faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), e também a mente, corpo e a alma.
É considerado um talismã poderoso, que representa a sabedoria da natureza, da união com o sagrado.

A Cruz Celta
Encontrado por quase toda a Europa, é um símbolo que representa a união dos quatro elementos, representa o aspecto feminino (circulo) e o masculino (cruz), representa o todo, o equilíbrio da vida, do universo.
Não confunda com a cruz druídica, essa possui braços de tamanho igual e a cruz celta possui os braços verticais claramente maiores e mais longos.

O Triskelion
Este símbolo se assemelha muito ao Triskle, por conta disso algumas pessoas o confundem. Mais uma vez o número três aparece, o triskelion é representado por três pernas, encontrado não somente na cultura celta, é um símbolo muito antigo que representa o poder, um ciclo em constante movimento, nos traz sorte e fertilidade. Presente na bandeira da Ilha de Man.

A Triquetra ou Nó Celta
Também é um símbolo bastante utilizado, encontrado em diversos objetos, é um laço sem inicio e sem fim, representa a eternidade e a conexão com a natureza, o ciclo de morte e renascimento, a trindade, as três faces da deusa.

A Divisa Celta
É um símbolo pouco conhecido, representa o masculino e seu poder, parece-se muito com as pontas das flechas utilizadas por guerreiros desta cultura antiga.

Awen
Este símbolo é considerado um dos mais sagrados pelos celtas, sua simbologia se assemelha a três raios de sol atravessando pelas árvores (fonte de luz), um espírito livre. Representa os três aspectos da deidade, o raio esquerdo representa a energia feminina e o direito a energia masculina, o raio do meio simboliza a harmonia das duas energias, pois ali são um, o uno, equilíbrio. Os três pontos acima dos raios simbolizam o cosmos e o divino, dentro de três círculos (verdade, beleza e amor, o todo, o universo), significa inspiração e iluminação espiritual.

O Torque
É um grosso colar de ouro usado pelos celtas para demonstrar o seu status e poder, quanto mais grosso, maior era o poder do portador. É encontrado em representações do Deus Chifrudo dos celtas (Cernnunos e Green Man) simbolizando a sua soberania e seu poder.

Espirais
As espirais são encontradas em vários artefatos antigos, representa o equilíbrio do universo, é um símbolo de movimentos, de dentro para fora e de fora para dentro, se gira no sentido anti-horário este associa-se a interiorização, e a transmutação de energias, se gira no sentido horário representa a expansão, a harmonia, e a atração.

Roda de oito raios (Roda do ano)
Representa o ciclo da colheita, o ciclo de vida do sol e a mudança das estações. Seu principal significado é o ciclo de morte e renascimento, o tempo, o ano. Nela pode-se encontrar muitas outras simbologias, pois dentro da roda há as representações dos sabbath, onde cada um tem seu próprio simbolismo.

Ouroboros
Encontrado em várias culturas (inclusive na alquimia grega), sua iconografia é uma cobra ou um dragão mordendo a sua própria cauda (pode-se também ser encontrada com duas ou mais cobras entrelaçadas) simboliza a eternidade, o ciclo da evolução, mudanças.

Esses foram alguns dos milhares de símbolos celtas, já conheciam esses símbolos? Conhece algum que não esta aqui? Fala pra gente, deixe nos comentários. ;)

Espero que tenham gostado. Abençoados sejam!!





Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

2 comentários:

 
By Trívia Luna