terça-feira, 1 de dezembro de 2015

* ~ Ritos de Passagem (Parte 1 - Wiccaning).


Trataremos hoje sobre os famosos ritos de passagem, que, como muitos sabem, não é exclusividade da religião wicca, mas sim de praticamente todas as crenças existentes.

Esta se perguntando o que são os ritos de passagem? É simples... São cerimônias importantes que marcam algumas fases de nossa vida, tanto religiosa como social.

Como são alguns ritos de passagem, nós do Trivia Luna, decidimos dividir essa série “Os ritos de passagem” em 3 textos, assim poderemos explicar melhor cada um deles.

O primeiro que iremos falar é o Wiccaning, ou seja, a apresentação da criança.


Todo mundo sabe que quando uma criança vem ao mundo é motivo de alegria e de festa;



O Wiccaning se trata de apresentar a criança a comunidade pagã, ou ao clã que os pais pertençam. Este rito não precisa acontecer assim que a criança nasce, a maioria dos ritos que vi, as crianças já possuíam uma certa idade (mas lembre-se, para apresentar no Wiccaning é necessário que seja uma CRIANÇA rs). Essa celebração pode ser realizada a qualquer época do ano, mas é bem comum na primavera, por se tratar de uma época bem alegre.

Como é realizada?
Se trata de uma cerimonia, onde os pagãos (ou o clã) se reúnem e evocam os deuses, pedindo para que a criança seja abençoada e protegida.


Nesta cerimonia podem haver padrinhos e madrinhas, que são escolhidos pelos pais, geralmente amigos muito queridos do casal. A função destes padrinhos e madrinhas é auxiliar e ajudar no crescimento e desenvolvimento da criança.


Na Wicca consideramos sagrada a liberdade de escolha, portanto os pais não se comprometem a ensinar e encaminhar a criança a nenhuma religião. Essa escolha somente pode ser feita pela própria criança, quando esta tiver um entendimento melhor do que de fato é uma religião.


Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado de saber um pouquinho sobre o Wiccaning.




Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.


2 comentários:

 
By Trívia Luna