segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

* ~ A Abundância de Lughnasadh.

Preparados para o Sabbath? Lughnasadh está próximo e eu resolvi trazer pra vocês algumas dicas e os simbolismos desta data.

Se este é o primeiro texto que está lendo deste blog e por um acaso ainda não sabe o que é sabbath, dá uma lida no post sobre a Roda do Ano clicando aqui.

Os bruxos e bruxas que rodam pelo hemisfério sul comemorarão neste dia 02/02 o sabbath de Lughnasadh (ou Lammas), a primeira colheita de grãos.

Neste dia é celebrado a entrega da Deusa ao Deus com a aproximação do inverno e é essencialmente o primeiro festival de colheita de grãos. É um sabbath de abundância, de agradecimento e reflexão.

Seu nome deve-se ao deus solar irlandês Lugh, onde é celebrada sua morte, o que na verdade seria a forma de nos “despedirmos”, pois é neste período que começa a ocorrer o declínio do Sol. Na irlanda nesta época geralmente eram realizados jogos (funerais) em nome do deus Lugh, um dos mais conhecidos é o rito da roda, onde algumas pessoas levavam uma roda de carroça para uma colina e ateavam fogo na roda, para posteriormente soltá-la colina abaixo, representando bem o declínio do Sol.

A origem do nome Lammas é até interessante também, pois ele se deve aos cristãos medievais, que celebravam esta data, sendo assim considerada a “missa do pão”.

Um costume muito forte, não só na cultura celta, era enterrar, como sacrifico, alguns dos grãos colhidos, pois isso representava o sepultamento do deus, e garantia uma próxima colheita farta e abundante. Neste sabbath também são confeccionadas bonecas, conhecidas como “Mães dos Grãos”, com espigas de milho e de trigo, que representavam a essência da deusa, e que eram guardadas para serem enterradas no próximo plantio na primavera.

As cores que melhor representam este sabbat é o amarelo, laranja e o dourado, representando bem a colheita de grãos. As ervas que mais são usadas nesta época são temperos, grãos (como o trigo, milho, cevada, etc), e plantas como o trevo, artemísia e verbena. Pedras e cristais que podem te ajudar na celebração são pedras como o citrino, a esmeralda e a aventurina.

Durante os festejos pode-se servir frutas como o melão, maçã e laranja, nesta época usa-se também muito trigo e milho, então um bolo de milho ou pães caseiros são uma ótima opção, as bebidas servidas podem ser sucos, chás e cerveja, mas obviamente isso não é uma regra, é apenas uma sugestão para te ajudar a se preparar para esta celebração.


No altar você pode colocar os objetos e instrumentos que costuma usar, e para deixar com um toque de Lughnasadh você pode acrescentar flores do final do verão (girassóis por exemplo), espigas de milho, frutas cítricas e trigo.
Não passarei nenhum feitiço aqui, mas esta é a época perfeita para realizar feitiços de proteção e prosperidade.
Durante o ritual se solte, dance, festeje, realize os feitiços que desejar, e depois se delicie com as frutas e demais comidas que preparou para o sabbath ;)
Feliz e abençoado Lughnasadh a todos.




Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.



4 comentários:

  1. Ola Bruxinha Arian to amando sobre Lammas adorei parabens otimo texto do estudo sobre sabbth Lammas.Blessed be.bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Gratidão Karen, que bom que gostou!! Bençãos plenas pra ti minha irmã <3

      Excluir
  2. Respostas
    1. Gratidão Marcia Elena, fico feliz que tenha gostado!! Abençoada sejas!! :)

      Excluir

 
By Trívia Luna