segunda-feira, 17 de outubro de 2016

*~ O Deus

Chifrudo, cornífero, o jovem, o pai, o ancião... Aquele que fertiliza nossos campos, a força e a virilidade de toda a natureza. Esse é o Deus, o Grande Pai e consorte da Deusa.

Antes de iniciarmos o estudo de hoje, gostaria de lembrar que para muitos bruxos (e para a maioria dos wiccanos) tudo o que nos cerca e o tudo o que existe é a energia divina, são os Deuses.

Em alguns casos o Deus não é cultuado, e o bruxo ou bruxa cultua apenas o aspecto feminino, mas o texto de hoje é para falar puramente do divino masculino, que, também faz parte de nós.

Como princípio masculino temos ele, o amante viril da Deusa, aquele que fertiliza a terra e dá a vida, mas ele também é aquele que nos guia após a morte.

Muitos símbolos podem representá-lo, incluindo alguns instrumentos do altar como exemplo temos o bastão (varinha ou cajado) e o athame que se assemelha a um falo; Da natureza podemos utilizar os chifres que representam a força e o poder, a imagem de um cervo e o sol que irradia sua energia transformadora.

Assim como a Deusa, o Deus também possui suas faces, e podemos senti-las claramente com o passar da Roda do Ano.

Uma dessas faces é o Deus Cornífero, ou Cernunnos, que representa a natureza intocada, a vida selvagem, tudo o que é livre. Em sua cabeça podemos encontrar chifres, excelente representação da força do Deus.

A segunda face é conhecida como Green Man (ou Homem Verde), essa face representa a natureza já cultivada, ele é o êxtase e o prazer.

A terceira é o Ancião, aquele que possui sabedoria, o senhor da morte que nos guia pelo submundo.

Dentro de algumas mitologias podemos encontrar o trio de Deuses, onde cada um contribui com suas habilidades e representa uma das faces jovem, pai ou ancião, embora isso não seja tão comum como encontrar Deusas Triplas.

Para alguns bruxos, principalmente aqueles que tem influências da wicca, o Deus é uno, mas possuidor de muitas faces. Já para outros pagãos cada Deus é um, e vive na natureza através de seus aspectos mais puros.

As celebrações dedicadas ao Deus, são os 8 festivais sazonais conhecidos como Sabbats, que compõe a roda do ano e celebram o ciclo do Sol.

Em Yule (solstício de inverno) o Deus renasce e passa a crescer ao lado de sua mãe e amante.
Em Imbolc ele é uma criança e passa a observar tudo ao seu redor.
Em Ostara (equinócio de primavera) o Deus se torna o jovem viril pronto para se unir a sua amada e assim continuar o ciclo de início e fim.
Em Beltane o Deus engravida a Deusa.
Em Litha (solstício de verão) ele atinge o seu auge.
Em Lughnasad (Lammas) ocorre a primeira colheita e o Deus começa a envelhecer.
Em Mabon (equinócio de outono) é realizada a segunda colheita e ele começa a entrar em declínio, passando de pai para ancião, cuidando para que nada falte a seus filhos.
Em Samhain ele já ancião morre, dando lugar ao novo ano e a um novo começo.


E existe alguma forma de me conectar com o Deus e falar com ele?
Sim, existe. E é muito mais simples do que muitos imaginam.

Para falar com o Deus, você pode simplesmente acender uma vela e conversar com ele como você conversa com qualquer pessoa. Se puder ofereça algo, como frutas, pães, bebidas, incensos, ou ate mesmo a própria vela.

O contato com o Deus pode ser um pouco mais difícil para algumas pessoas, mas observe a natureza e enxergue nela os aspectos masculinos, assim fica mais fácil de entender a energia e se conectar a ele.

Lembre-se: depois de realizar uma oferenda, e conversar com ele, medite um pouco para que agora ele possa falar com você. E tudo é muito natural, então caso não consiga ouvir o Deus falar com você em sua primeira meditação, fique tranquilo, isso é só uma questão de prática.

É isso gente, espero que tenham gostado deste texto, e caso surja alguma dúvida é só enviar um e-mail para trivialunawicca@gmail.com


Abençoados sejamos todos nós e até o próximo post!! ;D




Importante: A reprodução total ou parcial deste conteúdo é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

2 comentários:

  1. Amei Arian que vc falou sobre o Deus é verdade alguns bruxas ou bruxos só cultua a Deusa e outros cultuam o Deus e a Deusa juntos.Amei o texto do estudo ficou ótimo.Ótima explicação.bjsss.Blessed be.

    ResponderExcluir

 
By Trívia Luna