sexta-feira, 9 de junho de 2017

* ~ A Deusa Tana (por Dez Mil Nomes)

Tana é uma Deusa Italiana muito cultuada em algumas tradições da Bruxaria como a Strega e a Feri.

Ela é uma Deusa-Estrela que contém em si toda a criação. Assim como o mundo criou-se no Big Bang, Tana seria essa explosão primordial, o boom da criação, o fogo divino que tudo forma. Ela também é a energia primordial por trás das 4 faces da lua (nova, crescente, cheia e minguante).

Por ser o poder explosivo de todo o fogo, seja na menor chama de vela, em um fogaréu furioso, ou nos processos nucleares no coração de cada estrela, ela é uma ótima Deusa para se trabalhar novos começos assim como para pedir inspiração em todas as fases da vida pois até mesmo as estrelas nascem, crescem e morrem.

No círculo mágico, Ela pode ser invocada com o Quadrante Sul do fogo, além de também poder ser chamada para o Centro do círculo, onde os 4 elementos se encontram, sendo a chama da transformação e da mudança.

Ela também pode ser invocada no Beltane, no auge do verão, para trazer vida e fazer florecer as sementes plantadas no Imbolc e em Ostara.

Ela é a potência geotérmica no centro da terra, bem como o calor e a adrenalina em nossos corpos. Invoque-a sempre que se sentir desanimado ou precisar de uma energia extra.



Ode Feri à Tana

Eu conjuro para abrir o poço do plasma!
E olhar para as Chamas Eternas!
Hail Tana!
Flama líquida!
Luxúria Escarlate!
Você que queima com crescimento e destruição
Na paixão da vida e da morte
Revele agora a sua grande sedução!
Nós saudamos você, IAO!
– Escrito por Storm Faerywolf em 2011.


Para saber mais sobre essa Deusa, visite o post "A Grande Senhora Tana" no Dez Mil Nomes.  




Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

2 comentários:

 
By Trívia Luna