quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

* ~ Ritos de Passagem (Parte 2 - Handfasting).


Continuando a série de textos sobre os ritos de passagem, hoje iremos falar sobre o Handfasting.

O nome Handfasting é uma palavra inglesa que significa “atar as mãos”, e este rito na Wicca se trata exatamente disso, união.

Esta cerimonia é o casamento na Wicca, uma festividade que marca o início de uma nova fase cheia de mudanças, afinal é a união de um casal, o início de uma nova família.


É uma cerimônia muito alegre, onde evocamos os deuses e pedimos para que eles abençoem a união do casal com fertilidade, amor e prosperidade.

A vestimenta geralmente é branca, ou vermelha, e a cabeça do casal é enfeitada com guirlandas de flores e folhas, mas isso não é uma regra, pode-se usar qualquer adorno ou qualquer cor de roupa, fica a critério do casal.

A cerimonia é realizada por um sacerdote ou uma sacerdotisa, em frente a um lindo altar. Durante a cerimônia as mãos do casal são atadas, com uma fita (isso varia de tradição para tradição, muitos casais utilizam de três fitas, ou ate mesmo cordas coloridas para representar a união) as cores das fitas geralmente são escolhidas pelos noivos, a escolha é feita a partir das propriedades de cada cor.

Em muitos Handfastings há um simbolismo que representa a união da Deusa e do Deus, como colocar o athame (que seria a representação do objeto fálico do Deus) dentro do cálice (que representa o útero da Deusa).

Também é um costume desse rito os noivos pularem fogueiras de mãos dadas para garantir a fertilidade (para todas as áreas da vida). Em algumas tradições, em vez de fogueiras, os noivos pulam sobre uma vassoura deitada no chão, com o mesmo objetivo.

Ah e é importante falar que apesar de não ser um elemento do paganismo antigo, muitos noivos escolhem trocar alianças, ou qualquer outro acessório, como braceletes, colares, tornozeleiras, enfim... Algum objeto que contem a personalidade e represente a união do casal.

Assim como o Wiccaning, o Handfasting pode ser realizados em qualquer época do ano, vai da escolha do casal.

Na religião Wicca não é nutrido nenhum tipo de preconceito, então, a Wicca aceita e realiza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, pois toda forma de amor, para nós, é considerada sagrada.

É isso pessoal, espero que tenham gostado desse segundo texto da série, para quem não leu o primeiro é só clicar aqui.




Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

2 comentários:

  1. Adorei Arian sobre o texto do ritos de passagem do casamento parabens bruxinha que venham mais estudos da wicca sobre a magia.blessed be.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Karen!! Logo logo postaremos muitos outros textos!! :)
      Abençoada sejas!!

      Excluir

 
By Trívia Luna