segunda-feira, 1 de maio de 2017

* ~ Os Elementos e a Magia (Terra)

Creio que muitos aqui já se depararam, em algum momento do seu caminhar mágico, com os elementos e suas características. Falar sobre esse assunto acaba se tornando um pouco repetitivo, já que é um dos primeiros que estudamos e encontramos com facilidade informações sobre cada um dos elementos, maaas... infelizmente, sempre nos deparamos com o mesmo texto (sim, há um texto sobre os elementos, que é sempre copiado e colado em blogs pela internet afora, um texto muito bom diga-se de passagem, mais enfim rs).


Devido a isso, resolvi trazer a vocês algumas informações básicas sobre os elementos. Tratarei de cada um separadamente durante essa semana, assim poderei explanar melhor sobre as características particulares de cada, e posteriormente tratarei dos elementais de maneira sucinta e objetiva.

Muitas culturas antigas acreditavam que os elementos básicos responsáveis pela composição de tudo eram “simplesmente” a terra, a água, o fogo, o ar e o espírito. Claro que essa “formula” não era universal, podemos encontrar algumas culturas com pequenas diferenças nesse “esquema elementar”, por exemplo para os chineses os elementos eram fogo, terra, metal, água e madeira. Na magia, atualmente, a grande maioria dos bruxos e magistas adota a primeira sequência dos elementos citada acima.

Pra não ficar um texto “geralzão” e sem muita informação, vou falar um pouco sobre o elemento mais sólido de todos, a Terra.
É meio impossível tratar deste elemento sem falar do nosso planeta, sem a Terra nós não teríamos onde morar, é nela que pisamos, é nela onde plantamos nossos alimentos, é dela que vem o alimento dos animais, é ela quem nos da sustentação para viver.

Pela lógica, o elemento terra trata de abundância, fertilidade, riqueza, prosperidade, cura... Entre muitas outras coisas. O elemento terra é a grama, as árvores, as plantas, as pedras e rochas, as montanhas, as cavernas, o chão. Nosso corpo, nossos ossos, nossa força física e a nossa perseverança também podem ser considerados características e representações da terra.

Segue agora a tabela de CORRESPONDÊNCIAS do elemento TERRA:

Direção: Norte;

Energia: Receptiva, feminina;

Signos: Touro, Virgem, Capricórnio;

Naipe: Ouros;

Trabalho ritual: O corpo, crescimento, sustentação, ganho material, dinheiro, nascimento, morte, estruturas, força de vontade, empatia, sucesso, fertilidade, cura;

Formas rituais: Enterrar, plantar, cozinhar, fazer imagens de argila ou areia, andar na natureza enquanto visualiza o que se deseja, magia de nós;

Lugares: Abismos, campos cultivados, cavernas, cozinhas, florestas, jardins, minas, montanhas;

Cores: Branco, marrom, preto, verde;

Natureza Básica: Fértil, úmida, estável;

Ferramentas do altar: Pentáculo, pentagrama, imagens, pedras e plantas;

Espíritos (elementais): Gnomos, duendes, elfos, leprechauns, goblins e fadas da terra;

Guardião: Ghob;

Estrela: Fomalhaut;

Alguns Incensos: Benjoim, musgo do carvalho, estoraque;

Alguns Animais: Vaca, touro, búfalo, veado, cervo, antílope, formiga, esquilo, texugo, urso, lobo;

Algumas Pedras: Esmeralda, quartzo verde, madeira petrificada;

Metais: Ferro e chumbo;

Deusas: Céres, Deméter, Gaia, Perséfone, Rea, Rhiannon;

Deuses: Adonis, Arawn, Green Man, Cernunnos, Dionísio, Pã;

Símbolo: Triângulo invertido com um traço que o corta perto da ponta (dentro ou não de um círculo);

Exemplos do que fazer para se equilibrar com a Terra: Cultivar plantas; Andar descalço na grama; Trabalhar com cristais; Cozinhar; Comer frutas, vegetais e grãos;



O elemento Terra não se resume apenas a isso, mas essa foi a melhor maneira que encontrei de falar um pouco sobre esse assunto e esclarecer algumas dúvidas de vocês, espero que tenham gostado.

Abençoados sejam todos e até o próximo post :)


Os outros elementos:
Fogo;
Água;
Ar;
Éter;




Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

3 comentários:

  1. Amei Arian sobre elemento da Terra ótimo texto minha irmã.Blessed be😍🙏💚😘✨🙌

    ResponderExcluir
  2. Boa-tarde! Grata. Sempre aprendendo e revendo algumas informações. Cuido de plantas e uso cristais com a meditação. Om shanti. Abraço de luz rosa!

    ResponderExcluir

 
By Trívia Luna